Home » Diversos » Notícias » Campanha "Consciência Negra Em Cartaz"

Campanha "Consciência Negra Em Cartaz"

E-mail Imprimir PDF
AddThis Social Bookmark Button

Governo do Estado de São Paulo dá início à
Campanha Consciência Negra 2010

Neste ano, a campanha promove um concurso de cartazes, entre 13 de maio e 1º de setembro; o vencedor terá sua obra utilizada na divulgação do show da Praça da Sé, em 20 de novembro



O governador Alberto Goldman lançou nesta quinta-feira, 13 de maio, a quarta edição da Campanha Consciência Negra, que desafia a população a explicar, por meio de imagens e palavras, em cartazes de confecção livre, o que significa “Consciência Negra”. O concurso de cartazes “Consciência Negra em Cartaz – O que é Consciência Negra para Você?” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e tem inscrições abertas entre 13 de maio e dia 1º de setembro. A participação é livre, aberta ao público de todas as idades, e os cartazes podem ser enviados pelos Correios ou até mesmo “produzidos” no site da campanha.

Em novembro de 2010, a Secretaria vai escolher os melhores com a ajuda de banca de especialistas da área publicitária. "É importante que as pessoas cheguem à consciência de que somos todos iguais, independentemente de cor de pele, origem, raça, pensamento político e religião. Somos todos iguais", disse o governador. O cartaz vencedor será utilizado na divulgação do Show da Consciência Negra, ponto alto da campanha, tradicionalmente realizado na Praça da Sé, em 20 de novembro.

“Depois de lembrar personalidades negras da nossa história, receber cartas sobre o racismo e o preconceito, e mostrar a influência negra na vida brasileira por meio de fotos, a campanha dá um passo à frente. Convidamos os participantes a descrever, com imagens e palavras, o que falamos desde 2007”, afirma o assessor para Gêneros e Etnias da Secretaria, Leandro Rosa, ao relembrar as edições anteriores da campanha.

Além de designers gráficos, publicitários, artistas plásticos e estudantes, a Secretaria espera receber a contribuição do público em geral, e conta com uma ferramenta especial para isso: o site www.consciencianegra.com.br, que terá sua versão completa no ar a partir de 24 de maio. Além de fonte de informações, ele pode ser usado para envio de frases e imagens por qualquer pessoa. As contribuições enviadas para o site vão integrar um acervo de ideias e sugestões. Por meio de uma ferramenta interativa, o internauta vai poder juntar frases e imagens e montar o seu próprio cartaz.
 
Outra atração do site é o “Blog Consciência Negra”, que oferecerá explicações e exemplos de cartazes, bem como mostras virtuais de cartazes temáticos. Contribuições dos visitantes também serão bem-vindas.




Regulamento

Os participantes da Campanha Consciência Negra 2010 devem ser pessoas físicas, de qualquer idade, e não precisam residir no Estado de São Paulo. A inscrição pode ser feita em nome de uma pessoa ou equipe, e o limite é de três cartazes por participante.

Os cartazes, que não precisam ser inéditos, podem ser enviados por e-mail, para endereço eletrônico disponível no site, ou pelo correio, para a Caixa Postal 13810 – CEP: 01216-970 – São Paulo - SP. Eles devem estar acompanhados de ficha de inscrição preenchida, que pode ser impressa do site ou destacada do material de divulgação da campanha.

Também é necessária a inclusão da assinatura do participante com “um de acordo”, já que todos os cartazes serão publicados no site da campanha e não serão devolvidos.

Ao final do prazo de inscrição, em 1º de setembro, a banca – formada por Iris Di Ciommo, arquiteta, designer e professora da FAAP; Carlos Perrone, arquiteto, designer gráfico e professor da FAAP; e Dagoberto José Fonseca, professor Doutor em Antropologia da UNESP, especialista em estudos das populações afro-brasileiras – escolherá 50 cartazes. O público, por meio do site, também escolherá um.  

Todos os cartazes selecionados integrarão uma exposição e um catálogo, com lançamento também previsto para novembro. Um kit com reproduções de todos os cartazes selecionados também será enviado às cidades do interior e litoral do Estado, para multiplicar a ação.

Outras ações

Além do concurso de cartazes, a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias lança em 13 de maio um pacote de medidas que integram a Campanha Consciência Negra 2010. Entre elas, está o Edital de apoio a cidades para a comemoração do dia 20 de novembro; um curso de capacitação para o edital de Hip Hop; e o 4º Encontro Paulista de Hip Hop, previsto para o dia 27 de novembro, no Memorial da América Latina. Em 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura promove ainda um grande show, na Praça da Sé, para marcar o dia da Consciência Negra.  


Edições anteriores

A primeira campanha organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 2007, promoveu uma exposição de grandes paineis retratando expoentes negros da história do Brasil. As imagens, afixadas em edifícios históricos da capital e 15 cidades do interior paulista, mostravam personalidades como o escritor Machado de Assis, o compositor Antonio Carlos Gomes, a cantora Clara Nunes e o jornalista José do Patrocínio.

Já para a segunda edição da campanha, em 2008, a Secretaria optou por motivar a população a se manifestar, por meio de cartas, sobre o tema Racismo: Se você não fala, quem vai falar? O sucesso da campanha pode ser medido pelo número de cartas recebidas, 13 mil, das quais 120 foram publicadas em um livro editado pela Secretaria.

Em 2009, a terceira edição promoveu um concurso fotográfico. A partir do tema “África em Nós”, a Secretaria recebeu mais de 7 mil fotografias mostrando a influência africana na sociedade brasileira. Em novembro, uma exposição no Museu Afro Brasil mostrou ao público as 101 imagens vencedoras, que também integraram um catálogo.


Mais informações à imprensa:
Approach – Secretaria de Estado da Cultura
Ciro Bonilha – (11) 2627-8243 – cbonilha@sp.gov.br
Daniela Santana – (11) 2627-8164 – dasantana.cultura@gmail.com
Karla Dunder – (11) 2627-8162 – kdunder@sp.gov.br
Flavia Faiola – (11) 2627-8166 – ffaiola@sp.gov.br

Espalhe! Divulgue este artigo em seu website ou blog.

Para criar um link para este artigo no seu website ou blog,
copie e cole o seguinte texto na sua página.




Visualizar:

Campanha "Consciência Negra Em Cartaz"
Governo do Estado de São Paulo dá início à Campanha Consciência Negra 2010 Neste ano, a campanha promove um concurso de...

Powered by QuoteThis ©

Adicionar comentário


Código de segurança


Refresh